Por que cozinho?

Eu cozinho porque amo comer. Eu cozinho porque li "Como água para chocolate" na adolescência e acredito que todo mundo que cozinha tem um pouco de Tita dentro de si. Aliás, se você gosta de culinária e não leu esse romance da Laura Esquivel, não sabe o que está perdendo...  Eu cozinho porque acredito que cozinhar é um ato de amor (é brega mas é verdade): se você é o que você come, é melhor que essa comida esteja cheia de coisas boas, tanto por fora quanto "por dentro". Eu cozinho porque, pra mim, comida bem feita é como um beijo bem dado...


Ao longo da minha vida tive muitas fases alimentares. Quando era pequena, nos anos 80 e 90, não havia aquela consciência de que açúcar era veneno, danoninho parecia ser saudável (lembra? ele "vale por um bifinho"!) e, ainda que tenha sido estimulada a comer frutas, legumes e verduras (lá em casa sempre valeu a regra das cinco cores no prato), bolachas e miojos sempre fizeram parte do cardápio de emergência.

Já no início da minha adolescência, minha mãe descobriu as maravilhas da cozinha macrobiótica e foi aí que o "inferno" começou: bolachas e industrializados sumiram da despensa, assim como o arroz branco (que deu lugar ao arroz integral), o açúcar perdeu o espaço de vez e eu nunca podia comer um "simples miojo" em paz, sem ouvir que estava me envenenando. Foi nessa época que abandonamos de vez, também, os alimentos com agrotóxicos. Eu confesso: ODIAVA tudo aquilo! sabia que era saudável, sabia que estava investindo na minha saúde, mas queria poder comer minhas porcarias, sem ouvir nada a respeito.


Mas, como tudo que vai, volta... Hoje estou morando no Rio de Janeiro, casada e sem filhos, e consegui convencer meu marido de que a alimentação orgânica e feita em casa é mais "barata" (você gasta mais com os ingredientes da comida, em um primeiro momento, mas economiza em remédios e em médicos), saborosa, fresquinha e, nem por isso, menos gostosa!

Você não vai encontrar aqui: caldo de legumes industrializado, temperos prontos, glutamato monossódico e, coisas de soja (exceto shoyu, misso e tofu), pois acredito que essas coisas são prejudiciais à saúde - inclusive a soja não fermentada, como é hoje amplamente consumida.

Aqui nesse blog você vai encontrar receitas com açúcar (tento usar demerara ou cristal, nunca o branco), sim, porque ainda sou louca por doces e me RECUSO a usar adoçantes industrializados. Quando posso, substituo por mel, quando não posso, prefiro usar açúcar menos refinado, mesmo. Também vai encontrar receitas que procurem substituir Trigo por outras farinhas, pois descobri um mundo novo de farináceos e é o que tenho explorado no momento.

Mas chega de blablablá. Seja bem-vindo e vamos ao que interessa: mangia che ti fa bene!

Nenhum comentário:

Postar um comentário