quarta-feira, 30 de abril de 2014

Risoto de gorgonzola com abobrinha

Para a Rafa, que me lembrou da receita :)


Essa receita eu fui aprimorando aos poucos. Tudo começou quando eu ainda morava em Florianópolis e minha mãe tinha ido viajar. Estava sozinha em casa com meu padrasto e resolvi cozinhar alguma coisa diferente pra gente. Passeando no supermercado (uma coisa a meu respeito: eu AMO supermercados e farmácias! Gente, sempre tem uma novidade por lá...), passei na gôndola das massas e vi um pacote de arroz arbóreo (por algum motivo bizarro, o arroz “importado” não ficava junto dos demais tipos de arroz). PLIM! Seria risoto. Mas risoto de quê, eu pensava, já que nunca tinha feito nenhum desses na vida... passei na frente dos queijos e o gorgonzola praticamente pulou na cestinha... aí foi só juntar a abobrinha pra resolver a mistura.
Essa receita leva caldo de legumes... DE VERDADE. Não é pra tacar o Sazon em um litro de água e fingir que é saudável, tá, amigo? Se não tiver um caldinho maneiro esperando lá no seu freezer para ser usado, faz o seguinte:

Caldo de legumes rapidex!

1 abobrinha
1 cenoura
½ cebola
1 dentinho de alho
Se quiser, um aipo (eu não gosto muito)
Um pouquinho de sal (Mas não muito! Esse caldo é a base pra outras coisas que também levam sal!)
Qualquer outro legume que você tiver em casa e quiser usar

Pica tudo em pedaços mais ou menos pequenos (não precisa ser lindinho, porque você vai usar só a água mesmo), refoga no azeite de oliva e coloca pra ferver em quatro copos e meio de água. Quanto mais tempo ferver, mais saboroso vai ficar.

Difícil, né?

Aí você usa esse caldo na receita aí embaixo. Se quiser, dobra a receita e, o que sobrar, você deixa esfriar e depois congela em uma forma de gelo. Aí, ao invés de usar o sazon horroroso no dia-a-dia, usa um cubinho desses, fio! os legumes, depois de cozidos, ficam beeem sem gosto, então se você quiser, pode jogar fora. Como eu fico com pena de fazer isso, acabo batendo no processador e jogando num molho de tomate para macarrão, ou num estrogonofe, enfim, misturando com algo que tenha gosto...

Risoto de abobrinha e gorgonzola

Foto: http://ronienfoque.com.br/. prometo depois substituir pela minha, mas não tive tempo de fazer ainda... :/



1/2 cebola
1 xícara de arroz arbóreo
1/2 xícara de vinho branco seco (100ml)
1 abobrinha picada em cubos
1 xícara de queijo gorgonzola (mais ou menos 150g)
3 colheres de sopa de creme de leite (opcional)
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 litro de caldo de vegetais (NÃO VALE caldo Maggi, Sazon ou Knorr!)
Sal a gosto
Para servir, queijo ralado (de preferência ralado na hora!)

Numa frigideira grande derreta uma colher de manteiga e nela doure a cebola. Quando ela estive transparente, adicione o arroz e refogue. Depois, tempere com sal e vinho, mexendo continuamente para o álcool evaporar. Quando o vinho estiver evaporando, acrescente aos poucos o caldo de vegetais, na medida em que o líquido for secando. Cozinhe por cerca de 20 minutos, mexendo sempre. As receitas comuns dizem que você deve adicionar a abobrinha “três minutos antes do grão amaciar”, mas como é mesmo difícil saber disso, digamos que você deve adicionar a abobrinha quando perceber que o arroz ainda está meio cru, mas não completamente duro.  Após adicionar a abobrinha continue mexendo, até que o grão de arroz esteja “al dente”. Lembre-se: risoto não se serve com o arroz molenga, e sim um pouquinho duro, mas já cozido. Junte o gorgonzola, ainda mexendo, e Apague o fogo. Adicione o restante da manteiga que está gelada. Para mais cremosidade, adicione nesse ponto o creme de leite. Rende duas porções. Siva com os anéis de cebolinha e queijo ralado por cima!



Creme azedo

Sou louca por creme azedo e suas variantes: labne, coalhada seca, sour cream... na verdade, não sei se são variantes, mas o que quero dizer é que adoro aquele creme de leite azedinho, para comer com salada, quibes, frango, enfim, com qualquer coisa.

Acontece que é MUITO DIFÍCIL encontrar creme azedo pronto para vender no Brasil. E as receitas que eu pesquisei online também não ajudavam muito, pois indicavam o uso de ingredientes que não temos por aqui também, como o buttercream e o half and half, então eu resolvi me arriscar e "inventei" minha própria receita de creme azedo!

É assim:

- Uma parte de creme de leite fresco (pode ser o integral ou o light, mas eu prefiro o integral, pela consistência dele, mais firme).
- Uma parte de iogurte natural (logicamente, sem açúcar)
- Suco de meio limão OU algumas gotas de vinagre (cuidado! você não quer colocar demais, ou a coisa toda talha e fica azeda demais! vá adicionando aos poucos)
- Uma pitadinha de sal (opcional)

O processo é bem simples: junte o creme de leite com o iogurte, adicione o elemento "azedante" escolhido AOS POUCOS (é bem provável que você não use todo o suco do meio limão), e vá sempre misturando. depois, adicione um pouquinho de sal, se quiser. não é pra ficar salgadíssimo, a ideia é que o creme seja meio "neutro". Na cozinha mexicana, ele é o momento de refresco em tanta pimenta... hehehe

é simples e gostoso!

Por que cozinho?

Eu cozinho porque amo comer. Eu cozinho porque li "Como água para chocolate" na adolescência e acredito que todo mundo que cozinha tem um pouco de Tita dentro de si. Aliás, se você gosta de culinária e não leu esse romance da Laura Esquivel, não sabe o que está perdendo...  Eu cozinho porque acredito que cozinhar é um ato de amor (é brega mas é verdade): se você é o que você come, é melhor que essa comida esteja cheia de coisas boas, tanto por fora quanto "por dentro". Eu cozinho porque, pra mim, comida bem feita é como um beijo bem dado...

Ao longo da minha vida tive muitas fases alimentares. Quando era pequena, nos anos 80 e 90, não havia aquela consciência de que açúcar era veneno, danoninho parecia ser saudável (lembra? ele "vale por um bifinho"!) e, ainda que tenha sido estimulada a comer frutas, legumes e verduras (lá em casa sempre valeu a regra das cinco cores no prato), bolachas e miojos sempre fizeram parte do cardápio de emergência.

Já no início da minha adolescência, minha mãe descobriu as maravilhas da cozinha macrobiótica e foi aí que o "inferno" começou: bolachas e industrializados sumiram da despensa, assim como o arroz branco (que deu lugar ao arroz integral), o açúcar perdeu o espaço de vez e eu nunca podia comer um "simples miojo" em paz, sem ouvir que estava me envenenando. Foi nessa época que abandonamos de vez, também, os alimentos com agrotóxicos. Eu confesso: ODIAVA tudo aquilo! sabia que era saudável, sabia que estava investindo na minha saúde, mas queria poder comer minhas porcarias, sem ouvir nada a respeito.

Mas, como tudo que vai, volta... Hoje estou morando no Rio de Janeiro, casada e sem filhos, e consegui convencer meu marido de que a alimentação orgânica e feita em casa é mais "barata" (você gasta mais com os ingredientes da comida, em um primeiro momento, mas economiza em remédios e em médicos), saborosa, fresquinha e, nem por isso, menos gostosa!

Você não vai encontrar aqui: caldo de legumes industrializado, temperos prontos, glutamato monossódico e, coisas de soja (exceto shoyu, misso e tofu), pois acredito que essas coisas são prejudiciais à saúde - inclusive a soja não fermentada, como é hoje amplamente consumida.

Aqui nesse blog você vai encontrar receitas com açúcar (tento usar demerara ou cristal, nunca o branco), sim, porque ainda sou louca por doces e me RECUSO a usar adoçantes industrializados. Quando posso, substituo por mel, quando não posso, prefiro usar açúcar menos refinado, mesmo. Também vai encontrar receitas que procurem substituir Trigo por outras farinhas, pois descobri um mundo novo de farináceos e é o que tenho explorado no momento.

Mas chega de blablablá. Seja bem-vindo e vamos ao que interessa: mangia che ti fa bene!